sábado, 10 de setembro de 2011

6. Reflexão do som

Fernando AfonsoTrevisan
Fernando Henrique Stuelp
Maicom Cristiano Roesch
8ª A/Ensino Fundamental
Profª: Núria Meurer


      Conforme dados retirados da enciclopédia Wikipédia.org o som é a propagação de uma forma de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos, ou gasosos. Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monofônico, representado por uma senóide pura, possui uma velocidade de oscilação ou freqüência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em decibéis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma freqüência entre 20 Hz e 20.000 Hz. Acima e abaixo desta faixa estão ultra-som e infra-som, respectivamente.
       Seres humanos e vários animais percebem sons com o sentido da audição, com seus dois ouvidos, o que permite saber a distância e posição da fonte sonora: a chamada audição estereofônica. Muitos sons de baixa freqüência também podem ser sentidos por outras partes do corpo e pesquisas revelam que elefantes se comunicam através de infra-sons. Os sons são usados de várias maneiras, muito especialmente para comunicação através de fala ou, por exemplo, música. A percepção do som também pode ser usada para adquirir informações sobre o ambiente em propriedades como características especiais (forma, topografia) e presença de outros animais ou objetos. Por exemplo, morcegos, baleias e golfinhos usam a eco localização para voar e nadar por entre obstáculos e caçar suas presas. Navios e submarinos usam o sonar; seres humanos recebem e usam informações especiais percebidas em sons.
       Eco localização ou Biosonar é um sentido é um sentido, uma sofisticada capacidade biológica de detectar a posição e/ou distância de objetos (obstáculos no ambiente) ou animais através de emissão de ondas ultra-sônicas, no ar ou na água, analise ou cronometragem do tempo gasto para essas ondas serem emitidas, refletirem no alvo e voltarem á fonte sobre a forma de eco (ondas refletidas). Para diversos mamíferos, morcegos, golfinhos e baleias, essa capacidade é de importância crucial em condições onde a visão é insuficiente, de noite no caso dos morcegos ou em águas escuras ou turvas para os golfinhos, seja para locomoção ou para captura de pressas. Alguns pássaros também utilizam a eco localização para voarem em cavernas. Baseado nessa capacidade natural os seres humanos desenvolveram “eco localização artificial” com o advento de radar, sonar e aparelhos de ultra-sonografia. Quando a onda sonora “choca” com uma superfície dura e lisa é refletida, mudando assim de sentido de propagação. Assim, a onda sonora produzida pelas tuas cordas vocais é refletida nas paredes de caverna e, num curto intervalo de tempo, regressa novamente até ti, dando a impressão de que alguém repetiu as tuas cordas vocais daquele que chega aos teus ouvidos após a reflexão. Para que o ouvido seja capaz de distinguir os dois sons, o som refletido deve chagar aos teus ouvidos em 0,1 segundos (ou mais) após ter sido emitido, ou seja, o som de demorar pelo menos 0,1 segundos desde que é emitido pelas cordas vocais até chagar novamente até os ouvidos. Assim, se te encontrares a 17 metros de um obstáculo, é capaz de ouvir o eco da tua própria voz.
       Os fenômenos ondulatórios obedecem aos princípios gerais de propagação ondulatória. Contudo, em razão da sua natureza ondulatória, as ondas sonoras não podem ser polarizadas, mas sofrem os outros fenômenos que são: reflexão, refração, difração, interferência e efeito Doppler. A reflexão do som ocorre da mesma forma que a reflexão da luz quando uma onda sonora se propaga e encontra um obstáculo, como uma parede, por exemplo, incide sobre a barreira a retorna para o meio no qual estava se propagando. Desse acontecimento originam-se dois outros, os quais são chamados de eco. Qualquer som pode sofrer o fenômeno da reflexão, mas os seres humanos só conseguem distinguir o som emitido do refletido quando este último retorna ao ouvido humano em um intervalo de tempo igual ou superior a 0,1 segundos.Mas se a velocidade do som no ar for igual a 343m/s, o obstáculo no qual ocorre a reflexão, deve estar a uma velocidade igual ou maior que 17,15 m.Se ocorrer do som refletido retornar á fonte em um intervalo menor que 0,1 segundos acontece o fenômeno de reverberação. Podemos distinguir eco de reverberação da seguinte forma: O ocorre quando o som refletido retorna á fonte de exibição total do som original. A reverberação acontece quando o som refletido retorna á fonte que o som original tenha se extinguindo, ou seja, ocorre o reforço do som emitido.

Poluição sonora.
      Com o desenvolvimento tecnológico e industrial, a capacidade humana de produzir sons, principalmente de desagradáveis ruídos, aumentou, a ponto de se fala em poluição sonora. Este é um dos fatores que contribuíram para a ocorrência de estresse entre moradores das grandes cidades. O estresse é um desgaste físico, psicológico e emocional que afeta profundamente o comportamento humano, levando á deterioração da personalidade. É uma porta de entrada para os problemas mentais graves, como neurose, esquizofrenia e loucura.

Tabela de velocidade do som.


Meio
Temperatura
Velocidade

(ºC)
Do som (m/s)
Ar
O
331
Ar
25
346
Álcool
25
1207
Chumbo
20
1230
Água
15
1450
Água
25
1498
Cobre
20
3560
Vidro
25
4540
Alumínio
25
5000
Ferro
25
5200



Tabela de intensidade em HB.

Som
Intensidade em HB
Conversa
30 a 60
Orquestra
50 a 70
Aspirador de pó
60 a 80
Trovão
95 a 115
Decolagem avião
120 a 140
Lançamento de foguete
150Ao 190